Seu filho(a) já foi num Odontopediatra? Entenda porque essa é a melhor opção!

ODONTOPEDIATRIA: a consulta da criança ao dentista na Sfoggia Odontologia

A primeira consulta na Odontopediatra é baseada no bate-papo entre a profissional e os pais, para que se possa conhecer o histórico de saúde geral e bucal da criança desde a gestação até o atual momento,também é realizado o exame bucal e, além disso, os pais recebem as orientações sobre os produtos mais utilizados, como: mamadeira, chupeta, escovas de dente, mordedores e cremes dentais(de acordo com a faixa etária da criança).

Em caso da criança necessitar fazer algum tratamento odontológico, o odontopediatra é o profissional mais capacitado, pois ele possui o domínio de técnicas para realizar o atendimento respeitando o comportamento aliado à psicologia infantil.

 

O uso dessas técnicas tem como objetivo, construir uma relação de confiança entre o paciente e o profissional, proporcionando o alívio do medo e da ansiedade do paciente infantil. Fazer uso de brinquedos, personagens, desenhos na televisão e atividades lúdicas são alguns detalhes que pode-se lançar mão durante as consultas para se aproximar do universo infantil, além de utilizar uma linguagem simples e de fácil entendimento para tornar a consulta uma experiência mais agradável para os pequenos. A colaboração dos pais também se faz necessária para esse momento, é importante, que no dia-a-dia,a visita ao dentista não seja utilizada como ameaça ou punição, o que pode causar um medo subjetivo e dificultar a aceitação da criança no momento das consultas.

Os dentes decíduos, conhecidos popularmente como dentes de leite, tem papel fundamental na saúde e na auto-estima da criança, além de serem fundamentais para uma mastigação e digestão adequadas, eles servem de guia para os dentes permanentes nascerem em posição favorável e auxiliam no crescimento e desenvolvimento dos ossos e músculos da face. Quando esses dentes são cariados ou perdidos precocemente, os dentes permanentes podem ser prejudicados pelo manchamento, dificuldade de fala, inclinação dos dentes, capacidade de mastigação reduzida, alteração de posição além de perda de espaço que futuramente pode causar uma mordida errada.

Para manter a saúde daquele sorriso que mesmo ainda sem dentes é o motivo da alegria diária dos pais, é necessário tomar os cuidados necessários desde o ínicio. Visitar o odontopediatra desde cedo é a melhor forma de prevenir doenças bucais e cuidar do sorriso dos pequenos. Cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças mais comuns na cavidade bucal : a cárie e a doença periodontal (problemas nas gengivas), além de evitar procedimentos mais invasivos, barulhentos, dolorosos e caros, assim, a criança também ficará mais à vontade no ambiente odontológico, fortalecendo o vínculo com o seu Odontopediatra e perdendo o medo de ir ao dentista.

Para agendar uma consulta com um Odontopediatra na Sfoggia Odontologia
(54) 3461-5457
(54) 9916-13036 - VIVO 
ou acesse www.sfoggiaodontologia.com.br 

 

 

dicas saúde

Comentários: