Concurso da Capa Farroupilha 2019

Vem conferir as obras que participaram do Concurso com o tema

          O concurso para a escolha da “CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019” é uma iniciativa do Guia de Negócios Farroupilha Ltda, (Guia O Vermelhinho), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do concurso é valorizar as produções artísticas em desenho construídas a partir do tema “Educação Ambiental e Sustentabilidade”

         Participaram do Concurso alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino  Fundamental, abrangendo o ensino regular de redes Pública e Privada do Município.

            Partiu conhecer as Obras   *elas foram colocadas aqui em ordem alfabética de acordo com o autor(a)

Autora: Analice Bonett Padilha
Título: O Mundo e a Tecnologia
EEEF Carlos Fetter
Professora: Catiane Villa
'Educação Ambiental e Sustentabilidade'.
SUBTEMA 'Do presente ao futuro'
OBJETIVO GERAL Criar uma composição que expresse o tema proposto para o Concurso 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019': 'Educação Ambiental e Sustentabilidade', com subtema intitulado 'Do presente ao futuro'.
JUSTIFICATIVA Através da iniciativa do Guia de Negócios Farroupilha Ltda, (Guia o vermelhinho), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de promover um concurso para escolha do desenho que ilustrará a 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019', trabalhamos na escola, nas aulas de Arte, a produção da capa para a participação no concurso. Tendo como base o tema proposto: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' e a temática 'Do presente ao futuro', propomos a reflexão acerca da atitude de cada indivíduo, seja em casa com a família, na escola e no meio em que vivemos (Município, Bairro e comunidade) e, propomos a produção de uma composição que atenda aos critérios estabelecidos no regulamento.
REFERÊNCIAS TEÓRICAS
MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <https://carol 1 i nasal le. j usbrasi I .com. br/artigos/ 112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas> Acesso em: 20/08/2019. CIVITA, Roberto. COLEÇÃO GRANDES MESTRES. São Paulo: Editora Abril, 2011. 


Autora: Bianca Duarte Pelizzer
Título: Cuide do Seu Planeta
EMEF Zelinda Rodolfo Pessin
Professora: Isabel C. M. Kurmann


Autora: Bruna Dai Prai Brum
Título: Seja Consciente Para no Futuro Brilhar
EMEF Zelinda Rodolfo Pessin
Professora: Isabel C. M. Kurmann
Conteúdo: Criar desenhos para posterior concurso da Capa do Guia Telefônico de Farroupilha. Subtema: Educação Ambiental e Sustentabilidade. Objetivo: Proporcionar a discussão sobre o tema proposto e elaborar um trabalho, no qual faça uso de técnicas variadas de desenho e pintura.
Justificativa: O futuro dependerá daquilo que fizemos no presente. Visto que o aluno está inserido na Escola para obter Formação e Emancipação Social, este ato educativo e intencional de participação, mais o suporte técnico oferecido e a metodologia aplicada, deverá transportá-lo a uma investigação profunda do contexto de sua cidade, tanto objetivo, como subjetivo, afim de elaborar sua proposta para o concurso, inserindo no conteúdo.

 
Autora: Camila Santini
Título: Farroupilha Sustentável
EMEF Ângelo Chiele
Professora: Carmen Anselmi
Tema: Educação Ambiental e sustentabilidade
Subtema: Meio Ambiente
Objetivo: Oportunizar aos alunos condições de expressarem, por meio de produções artísticas. a importância da preservação do meio ambiente para o nosso bem e o das futuras gerações.
Justificativa: Os temas relacionados à preservação do meio ambiente são constantemente abordados nos meios de comunicação e trabalhados nas escolas visando à conscientização dos alunos sobre o assunto e. por meio deles, chegar a seus familiares. A participação da escola nesse concurso é importante. pois é mais uma forma de contribuir para que os estudantes percebam a necessidade de mudança de atitudes para tornar o nosso planeta um lugar melhor de se viver. A expressão artística tem papel fundamental na conscientização das pessoas sobre a realidade que nos cerca. É uma forma criativa e também lúdica de manifestar sentimentos em relação ao que acontece no nosso dia-a-dia, e é isso, que o concurso proporciona a seus participantes.
Referencial teórico: Vik Muniz 
 


Autora: Carolina Sachet
Título: Mundo Limpo, Sim!
EMEF Santa Cruz
Professora: Leatrice Corbellini
Tema: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' Subtema: Mundo limpo, sim!
Objetivo: Destacar a necessidade de conscientização no que diz respeito à mudança de hábitos como a reciclagem, o uso de energias renováveis e o descarte correto de resíduos para que estes possam contribuir para a redução de danos ao meio ambiente.
Justificativa: Este trabalho justifica-se pela necessidade de levarmos os alunos a refletirem sobre a utilização dos recursos naturais disponíveis em nosso meio ambiente, como energias renováveis e o uso de transportes alternativos. Além disso, tem-se o propósito de estimulá-los a destinar, de forma correta, os resíduos produzidos, reutilizando-os ou reciclando-os, quando possível, de maneira que se diminua o impacto ambiental, gerando menos danos e contribuindo para um estilo de vida sustentável.
Dentro desse contexto, surgiu o questionamento sobre as maneiras como se pode contribuir para um mundo melhor, que respeite a natureza e que reduza os danos que diariamente lhe são causados. Através de pesquisas, percebemos que, com simples mudanças de hábitos como reduzir o tempo do banho, reaproveitar a água da chuva, trocar o carro pela bicicleta, investirmos em energias renováveis, podemos contribuir, e muito, para o bom desenvolvimento do ambiente em que vivemos. A educação ambiental é, portanto, de total importância para o desenvolvimento de uma sociedade consciente no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente.
Referência teóricas.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.
LEI N° 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Referencial Curricular de Ensino da Rede Municipal de Farroupilha.



Autora: Danielly Leite
Título: Ser Sustentável é Ser Feliz
EMEF Presidente Dutra
Professora: Luciane Andreolla
 


Autor: Eduardo Cesca
Título: Por Um Planeta Mais Saudável
EMEF 1º de Maio 
Professora: Fernanda Spader
Tema: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' Subtema: Preservar e sustentar o caminho para um futuro consciente.
Objetivo: Proporcionar aos alunos reflexões sobre a sociedade em que vive, tendo a oportunidade de expressar, por meio de desenhos a necessidade de repensar hábitos cotidianos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade.
Justificativa: Tendo por base a realidade dos alunos, bem como suas vivências, o tema 'Educação Ambiental e Sustentabilidade', se torna de grande importância para a formação de um cidadão consciente sobre a sociedade que o cerca. Oportunizar aos alunos a possibilidade de refletir sobre a manutenção dos recursos naturais em nosso planeta. Assim como maneiras conscientes de preservação da natureza. Ter consciência ambiental para a construção de um mundo sustentável é de fundamental importância para a formação de cidadãos comprometidos e responsáveis pelo meio que o cerca.
Referências teóricas GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.


Autora: Fernanda Bristot
Título: Por Um Mundo Melhor
EEEF Carlos Fetter
Professora: Catiane Villa
'Educação Ambiental e Sustentabilidade'. 
SUBTEMA 'Do presente ao futuro' 
OBJETIVO GERAL Criar uma composição que expresse o tema proposto para o Concurso 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019': 'Educação Ambiental e Sustentabilidade', com subtema intitulado 'Do presente ao futuro'. 
JUSTIFICATIVA Através da iniciativa do Guia de Negócios Farroupilha Ltda, (Guia o Vermelhinho), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de promover um concurso para escolha do desenho que ilustrará a 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019', trabalhamos na escola, nas aulas de Arte, a produção da capa para a participação no concurso. Tendo como base o tema proposto: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' e a temática 'Do presente ao futuro', propomos a reflexão acerca da atitude de cada indivíduo, seja em casa com a família, na escola e no meio em que vivemos (Município, Bairro e comunidade) e, propomos a produção de uma composição que atenda aos critérios estabelecidos no regulamento. 
REFERÊNCIAS TEÓRICAS 
MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <https://carol 1 i nasal le. j usbrasi I .com. br/artigos/ 112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas> Acesso em: 20/08/2019. CIVITA, Roberto. COLEÇÃO GRANDES MESTRES. São Paulo: Editora Abril, 2011. 


Autor: Giovani Ivan de Almeida
Título: Cuidando do Futuro
EEEM Júlio Mangoni
Professora: Alessandra de Cândido Valério
TEMA: Educação Ambiental e Sustentabilidade.
SUBTEMA: Atitudes e ações conscientes na sociedade.
OBJETIVO: Formar e conscientizar, através do desenho, indivíduos com atitudes e ações positivas e necessárias na sociedade, no que se refere a correta destinação dos resíduos sólidos, assim como saber a importância do seu agir em situações do dia-a-dia.
JUSTIFICATIVA: As atitudes de cada indivíduo implicam em uma consequência no meio em que vivem. E para uma sociedade sustentável é necessário repensar hábitos cotidianos que geram impactos ambientais que envolvem atitudes como a correta destinação dos resíduos sólidos urbanos, atitude que pode ser realizada por todos.
REFERÊNCIAS TEÓRICAS: Estudo da temática, Educação Ambiental e Sustentabilidade, através de debates e pesquisas em livros e sites diversos.

 
Autor: Guilherme Telles do Amaral Massolini
Título: Cuidando do Planeta
EMEF Angelo Chiele
Professora: Carmen Anselmi
Tema: Educação Ambiental e sustentabilidade 
Subtema: Meio Ambiente 
Objetivo: Oportunizar aos alunos condições de expressarem, por meio de produções artísticas, a importância da preservação do meio ambiente para o nosso bem e o das futuras gerações. 
Justificativa: Os temas relacionados à preservação do meio ambiente são constantemente abordados nos meios de comunicação e trabalhados nas escolas visando à conscientização dos alunos sobre o assunto e, por meio deles. chegar a seus familiares. A participação da escola nesse concurso é importante, pois é mais uma forma de contribuir para que os estudantes percebam a necessidade de mudança de atitudes para tornar o nosso planeta um lugar melhor de se viver. A expressão artística tem papel fundamental na conscientização das pessoas sobre a realidade que nos cerca. É uma forma criativa e também lúdica de manifestar sentimentos em relação ao que acontece no nosso dia-a-dia, e é isso, que o concurso proporciona a seus participantes. 
Referencial teórico: Vik Muniz


Autora: Isabelle Varaschini
Título: Sustentabilidade: O Melhor Caminho
EMEF Santa Cruz
Professora: Eveline Borchardt
Tema: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' Subtema: Sustentabilidade: O Melhor Caminho
Objetivo: Destacar a necessidade de conscientização no que diz respeito à mudança de hábitos como a reciclagem, o uso de energias renováveis e o descarte correto de resíduos para que estes possam contribuir para a redução de danos ao meio ambiente. 
Justificativa: Este trabalho justifica-se pela necessidade de levarmos os alunos a refletirem sobre a utilização dos recursos naturais disponíveis em nosso meio ambiente, como energias renováveis e o uso de transportes alternativos. Além disso, tem-se o propósito de estimulá-los a destinar, de forma correta, os resíduos produzidos, reutilizando-os ou reciclando-os, quando possível, de maneira que se diminua o impacto ambiental, gerando menos danos e contribuindo para um estilo de vida sustentável. 
Dentro desse contexto, surgiu o questionamento sobre as maneiras como se pode contribuir para um mundo melhor, que respeite a natureza e que reduza os danos que diariamente lhe são causados. Através de pesquisas, percebemos que, com simples mudanças de hábitos como reduzir o tempo do banho, reaproveitar a água da chuva, trocar o carro pela bicicleta, investirmos em energias renováveis, podemos contribuir, e muito, para o bom desenvolvimento do ambiente em que vivemos. A educação ambiental é, portanto, de total importância para o desenvolvimento de uma sociedade consciente no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. 
Referência teóricas. 
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003. 
LEI N° 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Referencial Curricular de Ensino da Rede Municipal de Farroupilha. 


Autora: Júlia Ribeiro da Cruz
Título: Paraíso
EMEF João Grendene
Professora: Catiane Villa
'Educação Ambiental e Sustentabilidade'. 
SUBTEMA 'Consciência Ambiental' 
OBJETIVO GERAL Criar uma composição que expresse o tema proposto para o Concurso 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019': 'Educação Ambiental e Sustentabilidade', com subtema intitulado 'Do presente ao futuro'. 
JUSTIFICATIVA Através da iniciativa do Guia de Negócios Farroupilha Ltda, (Guia o vermelhinho), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de promover um concurso para escolha do desenho que ilustrará a 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019', trabalhamos na escola, nas aulas de Arte, a produção da capa para a participação no concurso. Tendo como base o tema proposto: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' e a temática 'Consciência Ambiental', propomos a reflexão acerca da atitude de cada indivíduo, seja em casa com a família, na escola e no meio em que vivemos (Município, Bairro e comunidade) e, propomos a produção de uma composição que atenda aos critérios estabelecidos no regulamento. 
REFERÊNCIAS TEÓRICAS 
MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <https://carol 1 i nasal le. j usbrasi I .com. br/artigos/ 112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas> Acesso em: 20/08/2019. CIVITA, Roberto. COLEÇÃO GRANDES MESTRES. São Paulo: Editora Abril, 2011. 

 
Autora: Kamilly da Silveira Ramos
Título: O Mundo em Nossas Mão
EMEF Oscar Bertholdo
Professora: Cilian Charão Machado
TEMA: 'EDUCAÇAO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE' SUBTEMA: O PLANETA QUE EU QUERO OBJETIVO:
Compreender a importância dos cuidados com o Planeta para que no futuro tenhamos os recursos naturais para a sobrevivência das espécies.
JUSTIFICATIVA:
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência. no entanto. com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nos adolescentes uma cultura de sustentabilidade.
REFERENCIAS TEORICAS: BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 19 

 


Autor: Kauéli Ferreira de Oliveira
Título: Fazendo o Bem, Preservando a Natureza
EMEF Carlos Paese
Professora: Crislei Zini Ricardi
Tema: Educação ambiental e Sustentabilidade Subterra Educar para ter um planeta melhor.
Objetivo: Apresentar técnicas e hábitos sustentáveis através da Educação Ambiental, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e ativos.
Justificativa: Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social. econômica e ambiental. além de pensar nurna escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade
Referencias teóricas httpl/www cenedcursos.combr/meio-ambiente/educa-ambiental-nas-escolas/ https //www portaleducacao.com.br/conteudo/artictos/educacao/projeto-o-melo-ambiente-e-a-sustentabilidade/22285 

 


Autor: Kevin Ricci
Título: A Luz Natural
CNEC
Professora: Isabel C. M. Kurmann

 
Autora: Letícia Pelicioli
Título: Todos Juntos Por Um Futuro Mais Consciente
EMEF 1º de Maio
Professora Fernanda Spader 
Tema: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' Subtema: Preservar e sustentar o caminho para um futuro consciente. 
Objetivo: Proporcionar aos alunos reflexões sobre a sociedade em que vive, tendo a oportunidade de expressar, por meio de desenhos a necessidade de repensar hábitos cotidianos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. 
Justificativa: Tendo por base a realidade dos alunos, bem como suas vivências, o tema 'Educação Ambiental e Sustentabilidade', se torna de grande importância para a formação de um cidadão consciente sobre a sociedade que o cerca. Oportunizar aos alunos a possibilidade de refletir sobre a manutenção dos recursos naturais em nosso planeta. Assim como maneiras conscientes de preservação da natureza. Ter consciência ambiental para a construção de um mundo sustentável é de fundamental importância para a formação de cidadãos comprometidos e responsáveis pelo meio que o cerca. 
Referências teóricas GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 


Autor: Luan da Costa
Título: O Melhor Lugar para Viver
EEEF José Fanton
Professora: Alessandra R. de Cândido Valério
TEMA: Educação Ambiental e Sustentabilidade. 
SUBTEMA: Atitudes e ações conscientes na sociedade. 
OBJETIVO: Formar e conscientizar, através do desenho, indivíduos com atitudes e ações positivas e necessárias na sociedade, no que se refere a correta destinação dos resíduos sólidos, assim como saber a importância do seu agir em situações do dia-a-dia. 
JUSTIFICATIVA: As atitudes de cada indivíduo implicam em uma consequência no meio em que vivem. E para uma sociedade sustentável é necessário repensar hábitos cotidianos que geram impactos ambientais que envolvem atitudes como a correta destinação dos resíduos sólidos urbanos, atitude que pode ser realizada por todos. 
REFERÊNCIAS TEÓRICAS: Estudo da temática, Educação Ambiental e Sustentabilidade, através de debates e pesquisas em livros e sites diversos. 

 
Autora: Luiza Grando de Oliveira
Título: Pensando Consciente
CNEC
Professora: Isabel Cristina M. Kurmann
Conteúdo: Criar desenhos para posterior concurso da Capa do Guia Telefônico de Farroupilha.
Subtema: Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Objetivo: Que todos alunos consigam concorrer com um trabalho versando sobre o conteúdo proposto, usando técnicas variadas de desenho e pintura.
Justificativa: 'A pessoa inteira é aquela que estabelece um contato significativo e profundo com o mundo a sua volta. Ela não só executa a 

si mesma, como também as vozes do mundo.'( Powel,2000).
Visto que o aluno está inserido na Escola para obter Formação e Emancipação Social, esse ato educativo e intencional de participação, mais o suporte técnico oferecido, e a metodologia aplicada, deverá transportá-lo a uma investigação profunda do contexto de sua cidade, tanto objetivo, como subjetivo, a fim de elaborar sua proposta para o concurso, inserindo no conteúdo.
 


Autor: Mateus Weber
Título: A Vida por Um Fio
EMEF Nova Sardenha
Professora: Micheline F. Zeni
Tema: Educação Ambiental e Sustentabilidade. Subterra: A vida por um fio.
Objetivo: Compreender as problemáticas relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação do nosso planeta. Justificativa: Problemas de caráter socioambiental como a erosão dos solos, o desmatamento, a poluição e contaminação dos recursos hídricos por resíduos dos mais diversificados e a extinção de espécies da fauna e flora atingem a humanidade de diferentes formas e intensidades. Perante esse contexto a questão do desenvolvimento sustentável, os principais desafios à sua implantação, é evidenciá-lo como uma alternativa possível para a humanidade no sentido de contribuir para a minimização dos problemas socioambientais da atualidade. O Planeta Terra está por um fio e precisamos mudar nosso pensamento. E através da Educação Ambiental e Sustentabilidade teremos a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas responsáveis.
Bibliografia LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade. poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. MELLO FILHO, Luiz Emygdio (org.) Meio ambiente e educação. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999.



Autor: Maurício Adriano Ambrosio
Título: Estudando Para o Futuro
EMEF Cinquentenário
Professora: Ana Maria Pacini
Tema: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade'.
Sub tema:Política Nacional de Resíduas Sólidos.
Objetivos: - Fomentar a educação ambiental, com a finalidade de sensibilizar, conscientizar, educar e orientar as escolas, qualificando-as e instrumentalizando-as, para que possam desenvolver ações na comunidade escolar.
Justificativa: O presente projeto justifica-se pela necessidade de orientarmos professores, alunos , famílias e comunidade em geral, diante da importância da correta separação e destinação de embalagens plásticas existentes nas residências, fazendo destas a devida destinação para as recicladoras e com retorno financeiro à escola, na aquisição de material pedagógico para uso comum dos alunos. A educação ambiental é de fundamental importância, gerando a responsabilidade e o comprometimento entre escola/famílias/população em geral, garantindo assim hábitos cotidianos que geram o efetivo resultado diante dos impactos ambientais.
Bibliografia: www.verdedhaia.com.br
www.atitudessustentaveis.com.br
www.ecologiaurbana.com.br T
vcultura.com.br — Meio Ambiente. 


OBRA VENCEDORA DO CONCURSO
Autor: Pedro Carlos Cerbaro
Título: Sustentabilizando, Educando e Trasformando
EEEM Júlio Mangoni
Professora: Alessandra de Cândido Valério
TEMA: Educação Ambiental e Sustentabilidade. 
SUBTEMA: Atitudes e ações conscientes na sociedade. 
OBJETIVO: Formar e conscientizar, através do desenho, indivíduos com atitudes e ações positivas e necessárias na sociedade, no que se refere a correta destinação dos resíduos sólidos, assim como saber a importância do seu agir em situações do dia-a-dia. 
JUSTIFICATIVA: As atitudes de cada indivíduo implicam em uma consequência no meio em que vivem. E para uma sociedade sustentável é necessário repensar hábitos cotidianos que geram impactos ambientais que envolvem atitudes como a correta destinação dos resíduos sólidos urbanos, atitude que pode ser realizada por todos. 
REFERÊNCIAS TEÓRICAS: Estudo da temática, Educação Ambiental e Sustentabilidade, através de debates e pesquisas em livros e sites diversos.

 


Autora: Stéfani Vidal
Título: A Natureza Pulsando 
EMEF Angelo Venzon Neto
Professora: Letícia B. Amaro da Rosa
Tema: Educação Ambiental e Sustentabiliciade Subtema: A Arte como expressão Objetivo: Objetivamos a valorização das relações socioambientais no contexto escolar e seu entorno, pois acreditamos na função social da escola e na sua importância para a vida dos alunos.
Justificativa: Vivemos no contexto do mundo globalizado. onde a correria do dia-a-dia acelera nossas atividades. Contudo, ao mesmo tempo ern que a tecnologia se mostra aliada, também pode causar danos ao meio ambiente, gerando prejuízos.
Em meio a isso. encontramos muitas problemáticas em nosso entorno. Acompanhamos o crescimento da quantidade de resíduos depositados de forma inadequada na natureza, o que afeta, a longo prazo, provocando danos irreversíveis ao meio ambiente. Acreditamos que reciclar e reutilizar materiais são ações que reduzem estes impactos negativos. Pensando acerca de todo esse contexto, sentimos a necessidade de trabalharmos e investirmos na Educação Ambiental e em práticas de sustentabilidade, no intuito de promover momentos de reflexão sobre esta temática, disseminando atitudes de zelo e proteção com o ambiente no qual estamos inseridos. A partir destas questões e do trabalho desenvolvido em sala de aula, foram organizados estudos com artistas que expõem as suas obras reflexivas em contextos urbanos. Entre os artistas estudados, os que mais chamaram a atenção dos alunos foram aqueles que se utilizam da linguagem do Grafite. Além disso, o artista brasileiro Vick Muniz, que desenvolve parte de sua obra com ouso do lixo. também foi pesquisado e teve suas obras apreciadas pelos estudantes. Neste contexto, a Arte, dá sentido ás aprendizagens permitindo que a identidade cultural de cada aluno dialogue simbolicamente com as manifestações ao seu redor e então possa expor suas produções e ideias como protagonista.
Referenciais teóricos: https://www.youtube.com/watch?v=9mAHLfHjZa8
https://www.culturagenial.com/ot;ras-banksy/
https://www.todamateria.com.br/vIk-munlz/
http://www.eduardokobra.corn/

 

 
Autor: Victor Henrique Sousa da Silva
Título: Faça Sua Parte
EMEF Angelo Venzon Neto
Professora: Letícia B. Amaro da Rosa
Tema: Educação Ambiental e Sustentabiliciade Subtema: A Arte como expressão Objetivo: Objetivamos a valorização das relações socioambientais no contexto escolar e seu entorno, pois acreditamos na função social da escola e na sua importância para a vida dos alunos. 
Justificativa: Vivemos no contexto do mundo globalizado. onde a correria do dia-a-dia acelera nossas atividades. Contudo, ao mesmo tempo ern que a tecnologia se mostra aliada, também pode causar danos ao meio ambiente, gerando prejuízos.
Em meio a isso. encontramos muitas problemáticas em nosso entorno. Acompanhamos o crescimento da quantidade de resíduos depositados de forma inadequada na natureza, o que afeta, a longo prazo, provocando danos irreversíveis ao meio ambiente. Acreditamos que reciclar e reutilizar materiais são ações que reduzem estes impactos negativos. Pensando acerca de todo esse contexto, sentimos a necessidade de trabalharmos e investirmos na Educação Ambiental e em práticas de sustentabilidade, no intuito de promover momentos de reflexão sobre esta temática, disseminando atitudes de zelo e proteção com o ambiente no qual estamos inseridos. A partir destas questões e do trabalho desenvolvido em sala de aula, foram organizados estudos com artistas que expõem as suas obras reflexivas em contextos urbanos. Entre os artistas estudados, os que mais chamaram a atenção dos alunos foram aqueles que se utilizam da linguagem do Grafite. Além disso, o artista brasileiro Vick Muniz, que desenvolve parte de sua obra com ouso do lixo. também foi pesquisado e teve suas obras apreciadas pelos estudantes. Neste contexto, a Arte, dá sentido ás aprendizagens permitindo que a identidade cultural de cada aluno dialogue simbolicamente com as manifestações ao seu redor e então possa expor suas produções e ideias como protagonista.
Referenciais teóricos: https://www.youtube.com/watch?v=9mAHLfHjZa8 
https://www.culturagenial.com/ot;ras-banksy/ 
https://www.todamateria.com.br/vIk-munlz/ 
http://www.eduardokobra.corn/ 

 


Autora: Vitória Gabriela de Oliveira dos Santos
Título: Meio Ambiente e Sustentabilidade
EMEF Cinquentenário
Professora: Ana Maria Pacini
Tema: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade'. 
Sub tema:Política Nacional de Resíduas Sólidos. 
Objetivos: - Fomentar a educação ambiental, com a finalidade de sensibilizar, conscientizar, educar e orientar as escolas, qualificando-as e instrumentalizando-as, para que possam desenvolver ações na comunidade escolar. 
Justificativa: O presente projeto justifica-se pela necessidade de orientarmos professores, alunos , famílias e comunidade em geral, diante da importância da correta separação e destinação de embalagens plásticas existentes nas residências, fazendo destas a devida destinação para as recicladoras e com retorno financeiro à escola ,na aquisição de material pedagógico para uso comum dos alunos. A educação ambiental é de fundamental importância, gerando a responsabilidade e o comprometimento entre escola/famílias/população em geral, garantindo assim hábitos cotidianos que geram o efetivo resultado diante dos impactos ambientais. 
Bibliografia: www.verdedhaia.com.br 
www.atitudessustentaveis.com.br 
www.ecologiaurbana.com.br T
vcultura.com.br — Meio Ambiente.

 


Autora: Walesca Nascimento Azevedo da Silva
Título: Com Conscientização o Mundo Fica Mais Colorido 
EMEF João Grendene
o Ambiental e Sustentabilidade'. 
SUBTEMA 'Consciência Ambiental' 
OBJETIVO GERAL Criar uma composição que expresse o tema proposto para o Concurso 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019': 'Educação Ambiental e Sustentabilidade', com subtema intitulado 'Do presente ao futuro'. 
JUSTIFICATIVA Através da iniciativa do Guia de Negócios Farroupilha Ltda, (Guia o vermelhinho), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de promover um concurso para escolha do desenho que ilustrará a 'CAPA DO GUIA O VERMELHINHO 2019', trabalhamos na escola, nas aulas de Arte, a produção da capa para a participação no concurso. Tendo como base o tema proposto: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade' e a temática 'Consciência Ambiental', propomos a reflexão acerca da atitude de cada indivíduo, seja em casa com a família, na escola e no meio em que vivemos (Município, Bairro e comunidade) e, propomos a produção de uma composição que atenda aos critérios estabelecidos no regulamento. 
REFERÊNCIAS TEÓRICAS 
MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <https://carol 1 i nasal le. j usbrasi I .com. br/artigos/ 112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas> Acesso em: 20/08/2019. CIVITA, Roberto. COLEÇÃO GRANDES MESTRES. São Paulo: Editora Abril, 2011. 

 


Autora: Yasmin Souza Portácio
Título: Afeto e Carinho. O Mundo Está Carente
EMEF Presidente Dutra
Professora: Luciane Andreolla
TEMA: 'Educação Ambiental e Sustentabilidade'
SUB TEMA: A promoção da sustentabilidade na sociedade vem através de projetos educacionais e sociais nas escolas e espaços públicos. Preservar o meio ambiente é causa em que todos devem estar envolvidos. Como cidadãos íntegros, devemos estar conscientes em respeitar o outro e toda forma de vida.
OBJETIVO: Incentivar o conhecimento ambiental e aplica-lo através de atividades autossustentáveis e saudáveis integrando hábitos diários e atitudes contemplando o PPP da EMEF Presidente Dutra.
JUSTIFICATIVA: O aluno passa a ser agente transformador e criador de alternativas que envolvam e sensibilizem toda a Escola para o desenvolvimento sustentável. Estimular o cuidado através do uso da imagem e da capacidade visual também se torna objetivo do curriculo escolar. O risco na má utilização dos recursos naturais afeta setores básicos como a economia. o desenvolvimento social, educacional e afeta o futuro das próximas gerações. Os resultados das ações mostram que a sustentabilidade é garantir hoje a qualidade do meio ambiente, da vida para as gerações presentes. Precisamos propor uma mudança no paradigma da sustentabilidade, necessitando incluir o homem nesse processo, e, em uma gestão que inclua pessoas comprometidas em suprir suas necessidades sem comprometer as gerações futuras, ou seja, garantindo a todos uma melhor qualidade de vida. Ações que visem a responsabilidade empresarial bem como ações individuais que tenham como objetivo o respeito às relações com a natureza promovem estratégias de preservação nos recursos naturais e na consciência de cada indivíduo. Neste novo paradigma, Almeida (2002) diz que a ideia é de integração e interação, propondo uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no diálogo entre saberes e conhecimentos diversos.
Referência Bibliográfica ALMEIDA, F.O. Bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2002.

 Nós queremos agradecer muito a participação de todos, tanto dos alunos e professores que trabalharam nestas obras lindas, quanto aos que participaram da votação na nossa página do Facebook! Nosso Guia não seria o mesmo sem vocês!

concurso farroupilhars farroupilha

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