A importância da atividade física em tempos de Covid-19

A importância da atividade física em tempos de Covid-19

A Lyndsai da Donna Academia Feminina escreveu um texto para te ajudar nessa época tão conturbada

          Em tempos de coranavírus muito se tem falado sobre o que fazer para minimizar as possibilidades de contágio ou reduzir ao máximo a forma mais agressiva do mesmo. E a atividade física é uma grande aliada na luta contra esse vírus. Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros e neste momento merecem atenção especial, pelo enorme benefício que propiciam ao nosso sistema imunológico, quando praticado de forma correta. Segundo os especialistas a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada, pode ser considerada como uma aliada no aumento da imunidade. O aumento dos linfócitos (células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos) extingue e neutraliza células infectadas por vírus e bactérias.

          A Sociedade Brasileira do Diabetes trata a atividade física como remédio: O paciente com controle adequado dos níveis de glicose no sangue, já reduz muito a chance de evoluir para casos mais graves. Conforme a SBD “ Se você ou algum familiar é portador de Diabetes, seja tipo 1 ou 2, também tem maior risco infelizmente, de evolução para formas graves da doença. A noticia boa é que a solução está nas suas próprias mãos. Basta controlar a glicose adequadamente, que os riscos reduzem bastante. Ai é que se insere o exercício físico. Considerado um dos pilares no tratamento de Diabetes, ele melhora as taxas de glicose no sangue e faz a insulina (que atua nesse controle) funcionar melhor no seu organismo...”

          Sem contar que os exercícios liberam endorfina/serotonina, hormônios que contribuem para nosso bem estar, pra sorrir mais, pra evitarmos pensamentos negativos,... sendo assim uma excelente ferramenta para combater a ansiedade e melhorar o astral – essencial para enfrentar esses tempos difíceis e incertos .

          O mais importante neste momento é a forma como você vai praticar atividade física. Segue algumas recomendações bem importantes a serem observadas:

          1) Procure orientação de um profissional habilitado, com registro no Conselho de Educação Física. Evite treinos prontos oferecidos por pessoas sem o devido conhecimento e formação profissional. Os prejuízos poderão ser maiores que os benefícios;

          2) O mesmo vale para quem optar por se exercitar em casa, procure um profissional para orientá-la;

          3) Evite exercícios muito extenuantes. Nada de excessos neste momento;

          4) Se for para a academia, observe a higienização do local e se está de acordo com as normas de prevenção ao contágio;

          5) O uso da máscara é fundamental neste momento, mas ela dificulta a respiração durante os exercícios. Por isso é muito importante não exagerar na intensidade e ficar atento a todos os sinais do nosso corpo. 

 

Para mais informações sobre a Donna Academia Feminina clique aqui

estética beleza alimentação exercíciofísico

Comentários: