Leituras

11 produtos de limpeza essenciais para a sua casa

Os produtos de limpeza mais importantes das listas de compras são aqueles com maior versatilidade. Com essa sugestão em mãos, não é preciso se preocupar em adquirir outros materiais, a não ser quando algo muito específico precise ser limpo. Segue uma lista completa para que você não tenha mais dúvidas na hora de utilizar algumas das substâncias de limpeza essenciais para as casas que você encontra na Brillare:

  1. Água sanitária

A água sanitária é um alvejante e desinfetante muito eficaz utilizado na limpeza das casas. Deve ser diluída em água, de acordo com as instruções na embalagem, e deixada de molho nos locais sujos.

Onde usar: em lavagens de roupas brancas, pisos e azulejos.
Truque: para desinfetar locais muito sujos, aplique o produto puro, com cuidado, e deixe agir por alguns minutos
Cuidados: nunca use a água sanitária em roupas coloridas, pois podem manchar facilmente. Aplique-a em locais com ventilação, pois o cheiro do produto pode ser muito forte para pessoas sensíveis e com problemas respiratórios.

  1. Álcool

O Álcool nada mais é do que um desinfetante. Muitas vezes não serve apenas para limpar locais com bactérias, mas também para realizar a limpeza de vidros, metais e espelhos. Pode ser utilizado direto nas superfícies com um pano úmido.

Onde usar: na limpeza de locais infectados e também de vidros e metais.
Truque: não utilizar na limpeza de áreas muito grandes, pois seu tempo de evaporação é muito curto.
Cuidados: não utilizar em superfícies emborrachadas, pois danifica esse tipo de material.

  1. Amaciante

O amaciante é um produto que adere nas fibras do tecido, deixando-o mais macio e cheiroso. Deve ser utilizado na máquina de lavar ou quando peças são deixadas de molho.

Onde usar: na lavagem de roupas e tecidos em geral.
Truque: o amaciante pode ser utilizado também para limpar vidros e pisos de cerâmica, além de dar brilho extra a azulejos. Sua química contém sal quaternário de amônio, que é um grande hidratante e fixador de perfume. Na limpeza da vidros e pisos, opte pelos tipos que contém silicone.
Cuidados: nunca coloque o amaciante direto nas roupas, ele deve ser diluído em água para que não manche os tecidos.

  1. Desengordurante

O desengordurante é um produto que quebra as moléculas de gordura e por isso facilita muito a limpeza de fogões e pias. Deve ser utilizado direto na superfície e depois enxaguado com água.

Onde usar: principalmente em locais engordurados por cozimento de alimentos como pias, balcões, fogões e depuradores.
Truque: o desengordurante também pode ser utilizado para limpar gordura dos utensílios de cozinha como talheres e panelas.
Cuidados: deixar agir por alguns minutos, assim mais moléculas de gordura vão se quebrar e a limpeza será mais fácil.

  1. Desinfetante

Muito utilizado para deixar o ambiente com odor agradável, o desinfetante também possui capacidade para esterilizar superfícies, podendo destruir microrganismos nas instalações. A orientação é que sempre se limpe todo o local antes de aplicar o produto, deixando-o agir por 10 minutos.

Onde usar: pode ser utilizado em pisos e instalações.
Truque: limpe o local com vassoura e pano seco antes de aplicar o produto, assim a limpeza é mais efetiva.
Cuidados: mantenha os desinfetantes longe do calor e do fogo, pois podem ser inflamáveis.

  1. Detergente

O detergente é um produto com base neutra, o que ajuda em limpezas menos profundas. Deve ser utilizado com uma esponja e sempre retirado com água.

Onde usar: na limpeza de sujeiras mais engorduradas.
Truque: retirar muito bem os resíduos do detergente pode fazer toda a diferença na limpeza.
Cuidados: o detergente, apesar de ser muito indicado por não danificar nenhum material, deve ser utilizado com cuidado em misturas com outros produtos.

  1. Limpa-vidros

Os limpa-vidros são produtos com capacidade para remoção de manchas e sujeiras específicas, promovendo brilho em vidros de diferentes tipos. Deve ser aplicado na superfície com um rodo específico. A espuma formada deve ser esfregada e removida para que não manche a superfície.

Onde usar: em vidros de janelas, portas, móveis e para-brisas de automóveis.
Truque: inicie a limpeza com o produto sempre na parte de cima do vidro, arrastando verticalmente, em linha reta, até o final.
Cuidados: o produto deve ser sempre utilizado de forma uniforme e sem excessos.

  1. Multiuso

Os multiusos são produtos com baixo teor alcalino que agem sobre óleos e gorduras. Devem ser utilizados com panos de pias, daqueles que são enxaguados e reutilizados, diretamente nas superfícies a serem limpas.

Onde usar: pode ser utilizado em fogões, pias, azulejos e materiais plásticos que necessitem de limpeza para retirar gorduras.
Truque: o multiuso é um produto muito versátil e muitas vezes pode ser utilizado na limpeza das mesas depois das refeições, além de limpar ele deixa um cheiro agradável no cômodo, neutralizando o odor dos alimentos.
Cuidados: evite limpar superfícies de madeira ou materiais porosos com esse produto.

  1. Sabão em barra ou sabão de coco

O sabão em barra ou sabão de coco é um produto detergente e desengordurante e deve ser utilizado sempre com água para fazer a espuma e, em seguida, enxaguá-lo.

Onde usar: o sabão de coco é indicado para a limpeza de roupas brancas e delicadas, e o sabão em barra neutro é um produto que pode ser utilizado a qualquer momento já que sua composição não mancha e limpa com potência.
Truque: pode ser utilizado quando não se sabe ao certo o produto específico para determinado material
Cuidados: não misturar o sabão com outros materiais de limpeza, para que sua eficácia não seja prejudicada.

  1. Sabão em pó

O sabão em pó é um produto alcalino e deve ser utilizado nas máquinas de lavar ou para esfregar roupas ou calçados.

Onde usar: deve ser utilizado na lavagem de tecidos.
Truque: limpar o compartimento do sabão em pó da máquina de lavar regularmente com água quente para retirar os resíduos do produto
Cuidados: o sabão em pó não deve ser utilizado na lavagem de pisos, apesar de essa ser uma prática bem comum, pois, com ele, corre-se o risco de corroer o revestimento do piso.

  1. Sapólio

O sapólio é um sabão mineral eficaz na retirada de sujeira e existe na versão líquida e em pó. Quando for em pó, deve ser diluído em água e aplicado com uma esponja para limpeza; já quando for líquido, basta aplicá-lo diretamente em um pano ou flanela e esfregar o local, retirando o excesso com outro pano limpo.

Onde usar: pode ser utilizado em azulejos, panelas inox, fogões e pisos rústicos.
Truque: não misture com outras composições, para que não corra o risco de anular o seu efeito.
Cuidados: o sapólio é um produto um pouco mais agressivo, por isso deve ser utilizado com luvas. Outra característica do produto é ser abrasivo, ou seja, pode arranhar superfícies mais sensíveis.

Na Brillare você encontra tudo o que precisa em produtos de limpeza!
Entre em contato pelo telefone
(54) 3412-1195 ou WhatsApp (54) 99107-6456

Também pode gostar...