Pets

Castração de pets

A castração é uma alternativa eficaz no controle populacional de cães e de gatos, pois colabora com a redução da natalidade e garante o bem-estar animal. Uma das formas mais eficazes de reduzir o abandono e garantir uma vida digna aos animais é conter o crescimento das populações por meio da castração.

Por que a castração é tão importante?

Em primeiro lugar, para evitar que nasçam possíveis vítimas do abandono humano. Em termos de bem-estar animal, a castração reduz o risco de tumores de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos.

Os animais também ficam mais tranquilos, brigam menos, pois não contam mais com os descontrolados impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva.

No caso dos felinos, gatos machos castrados fogem de casa consideravelmente menos que os não castrados. O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território de urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio. Recomenda-se a castração em animais jovens, portanto, a partir dos 6 meses de vida, se saudáveis, já estão aptos para a realização do procedimento.  

Quando falamos deste assunto, é muito importante falarmos também sobre as injeções “anti cio” que são vendidas comercialmente em qualquer pet shop e agropecuária. Esse método contraceptivo, além de não ser 100% eficaz, pois muitos tutores acabam realizando a aplicação por conta própria sem maiores informações sobre como e quando fazer, cadelas que recebem essa aplicação tem chance de quase 98% de desenvolverem tumores de mama e infecções uterinas graves. Por isso, não se recomenda o uso, e sim sempre optar pela castração.

Procure sempre uma clínica veterinária séria e de confiança para a realização de qualquer procedimento com seu animal.

Também pode gostar...