Leituras

Como as habilidades socioemocionais impactam no futuro?

Parte 1

O ato de saber lidar e gerenciar suas emoções é uma tarefa complicada, porém, quando adquirida, gera melhoria e bem estar no indivíduo.

O mundo atualmente é um lugar cheio de situações desafiadoras nas mais diversas áreas, desde o processo de adquirir conhecimento, até o convívio em ambientes que geram pressão, como no mundo acadêmico e empresarial. É essencial que o indivíduo consiga compreender as situações além daquilo que lhe cerca, compreender os demais que compartilham lugar e, principalmente, compreender a si. Reconhecer seus defeitos e qualidades, suas aspirações, seus limites, para que saiba exatamente como lidar diante de qualquer desafio e tarefa que lhe é apresentado. 

As habilidades socioemocionais adquiridas ao longo do desenvolvimento pessoal trazem diferencial que os indivíduos precisam para conseguirem viver em harmonia na sociedade. Grande parte dos adoecimentos mentais dentro das organizações provém de estresse relacionado ao ambiente físico, suas condições de trabalho, carga horária e relações interpessoais. Logo, a aquisição dessas habilidades é de extrema relevância no mundo atual e no futuro.

Habilidades Socioemocionais fazem a diferença no futuro de crianças e adolescentes

As crianças precisam desenvolver, desde pequenas, a inteligência socioemocional. Por meio da educação da emoção, é possível formar pessoas melhores, mais solidárias, equilibradas, felizes e bem sucedidas.

A criança saberá conviver com as diferenças, acolher, defender e ajudar o colega com dificuldades. Isso fará a diferença em seu futuro, quando estiver em uma empresa e surgir a oportunidade de concorrer a um cargo de chefia, em que é necessário conviver e liderar pessoas diferentes umas das outras, administrar conflitos e trabalhar em equipe.

educação emocional impacta não somente na vida do indivíduo, mas também na das pessoas à sua volta e na construção de uma sociedade melhor, formada por pessoas melhores.

Também pode gostar...