Marketing

Home office – 5 dicas para ser produtivo

Trabalhar sem uniformes, sem sapatos e na comodidade da nossa casa – o trabalho home office soa como uma das melhores invenções que e a humanidade pode nos trazer. Mas como trabalhar em casa com todas essas comodidades e continuar sendo produtivo? Já vou te responder 🙂

A modalidade de trabalho home office ainda é pouco difundida aqui no Brasil, e como maioria das empresas teve a necessidade de liberar seus colaboradores para trabalharem em casa no período de quarentena, muitas pessoas podem estar se sentindo perdidas em relação ao trabalho. Por isso listei algumas dicas que podem te ajudar a focar no seu trabalho e ser mais produtivo:


Foto: Unsplash

1. Crie um local de trabalho
Estabeleça um cômodo da casa para ser o seu escritório e coloque nele tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente: laptop, telefone, blocos de anotações, etc.

2. Vista-se para trabalhar
Quando as pessoas começam a trabalhar em casa, costumam passar todo o dia de pijama e isso pode trazer a sensação de que está em casa para descansar, e não para trabalhar. Não estou sugerindo que você se vista como um executivo(a), mas que use uma roupa confortável, que você usaria para dar uma passeio, por exemplo.

3. Tenha uma lista de tarefas
Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade, por isso, tenha uma lista de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumprí-la. Esta é uma boa forma de manter-se disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo.

4. Evite distrações
Nós sabemos que é praticamente impossível, em uma casa com gato, cachorro e família reunida na quarentena, que as distrações volta e meia não venham a atrapalhar o nosso trabalho. Peça para que as pessoas cooperem com você e que não te interrompam sem necessidade.

5. Mantenha o seu local de trabalho organizado
Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.

silver and black laptop computer on brown wooden desk beside green leather chair
Foto: Unsplash

Para os profissionais que têm essa possibilidade, trabalhar home office é uma ótima opção para evitar o contágio pelo coronavírus. É claro que estas dicas ajudam na nossa organização e produtividade, mas é importante não nos cobrarmos excessivamente. Estamos passando por um período atípico e a nossa rotina está diferente. O importante é fazermos nossas tarefas com calma e dedicação e esperar essa loucura toda passar.

Também pode gostar...