Bem-estar

O Segredo para Viver Bem Sempre

Você sabia que a capacidade cognitiva é uma “ferramenta” presente no cérebro humano que permite assimilar ideias, compreender conceitos e manter relacionamentos?

Ter capacidade Cognitiva é ser capaz de somar conhecimentos e compreendê-los por meio da percepção dos cinco sentidos (Audição, Visão, Olfato e Paladar). Começa a se desenvolver durante os primeiros anos de vida. Essa fase é decisiva para determinar como será o relacionamento de cada pessoa com o mundo. Embora a capacidade cognitiva nos permita desenvolver uma série de habilidades, ela não dura para sempre e, assim como nós, também envelhece.


Perda Cognitiva e suas Implicações

O envelhecimento do cérebro é um processo inevitável. Existem uma série de fatores que parecem influenciar o grau de alteração cognitiva, são eles:  fatores genéticos, saúde, instrução, atividade mental, conhecimentos especializados, e outros.
A capacidade cognitiva das pessoas atinge seu pico aos 30 anos e se mantém estável até os 50. Apesar de não existir uma regra exata para todos os seres humanos, estima-se que, após os 50 anos, a forma como você processa informações torna-se mais lenta.
Apesar de se tratar de um processo natural, as mudanças comportamentais e as funções do cérebro funcionam como combustíveis para acelerar os seguintes processos:
Diminuição da capacidade de compreensão; redução da capacidade de raciocínio; dificuldade para executar tarefas simples; perda de memória e de atenção.

Estimulação Cognitiva

A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos neurológicos ligados a plasticidade cerebral. Através de exercícios e atividades terapêuticas, busca-se preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas – linguagem, memória, atenção, raciocínio, entre outras.
A estimulação cognitiva é um processo de mudança que visa estimular e, em alguns casos, reabilitar as funções físicas, psicológicas e sociais do indivíduo proporcionando melhora na qualidade de vida, incluindo melhor interação social.
Parte essencial da reabilitação e manutenção das habilidades gerais, é uma intervenção ampla. Os estímulos das funções mentais complexas como: memória, linguagem, funções executivas e viso espaciais, são fundamentais.
O cérebro humano funciona como um músculo. Sendo assim, precisa ser exercitado para se manter estimulado a raciocinar, independentemente da idade da pessoa.
O ideal é buscar acompanhamento e orientações de profissionais especializados no assunto para manter a saúde plena nas diferentes fases da vida.

Margarete Pretto Danieli
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Contato  |  Instagram

Também pode gostar...