Bem-estar

Reeducação alimentar x Dietas restritivas

Na busca de um padrão ideal de beleza muitas vezes tomamos algumas decisões que podem prejudicar nossa saúde ou nos trazer consequências indesejadas.

Muitas pessoas estão constantemente buscando um corpo perfeito e para isso estão dispostas a fazer sacrifícios que podem colocar a saúde em risco.

Posso citar como um desses “sacrifícios” a prática de dietas restritivas. Toda a dieta inclui mudança de hábito, isto é, exclui ou limita alguns itens da nossa rotina diária. Porém como o nome sugere, uma dieta restritiva e agulha que impõe muitas restrições no consumo alimentar, incentivando a deixar de consumir alguns macronutrientes em especial carboidratos e gorduras, acreditando que retirando estes nutrientes reduzirá drasticamente a ingesta calórica e terá resultados mais rápidos. Realmente se você tem uma alimentação desequilibrada num primeiro momento, terá resultados que te deixarão encantado, mas com o tempo podem te trazer alguns incômodos.

O nosso corpo necessita de inúmeros nutrientes e uma ingestão calórica adequada diariamente, quando restringimos de maneira inadequada estes nutrientes temos como consequências:

– carências nutricionais;
– desenvolvimentos de distúrbios alimentares;
– compulsão alimentar;
– dificuldades para dormir;
– alterações de humor,
– cansaço, tonturas;
– queda de cabelo, unhas frágeis, pele ressecada;
– alterações de ciclo menstrual;
– alterações de metabolismo.

Os sintomas acima são detectados em dietas muito restritivas feitas sem acompanhamento e por período indeterminado.

Existem casos em que uma dieta restritiva pode ser prescrita devido a alguma condição específica, nestes casos a manutenção da saúde se faz necessária então a dieta deve ser acompanhada e prescrita por profissional habilitado (nutricionista).

Sendo assim, para quem tem foco no emagrecimento ou mesmo uma melhor qualidade de vida, a reeducação alimentar é a melhor opção, pois visa mudança de hábitos alimentares e manutenção desses hábitos após chegar ao resultado desejado.

Fazer mudanças gradativas e bem orientadas é a melhor forma de manter a saúde em equilíbrio, proporcionando uma real mudança de hábito.

O primeiro passo é procurar um profissional que faça uma boa avaliação do que realmente precisa ser ajustado para chegar no resultado desejado, de uma maneira equilibrada para corpo e mente, pois cada corpo é único e cada organismo também, desta forma precisamos que essa orientação seja individualiza para que seja mantida levando a uma melhora da saúde em geral.

Lembre-se, ninguém quer viver a vida toda de dieta.

Também pode gostar...