4 passos que vão te ajudar a economizar

4 passos que vão te ajudar a economizar

Acompanhe seus gastos e aprenda a economizar

1 - Bota no papel sua renda mensal

No caso de você ter uma renda regular, esse passo é bem tranquilo! Mas se tua renda não é sempre a mesma de um mês para o outro, tenha como base sempre o pior mês. Levando em conta que o teu salário pode ser R$1000 em um mês e no seguinte R$1500, o melhor é sempre utilizar o valor menor como tua renda total mensal. Um outra dica que pode ser útil no caso de você ter uma renda que pode variar muito é fazer uma média dos últimos 3 meses!

Funny Cat GIF

2 - Faça uma lista de TODAS as tuas contas!

 Liste aquelas contas que são fixas, que você precisa pagar todos os meses e são normalmente o mesmo valor. Use uma tabela para te ajudar a acompanhar os pagamentos e para garantir que você não esqueceu de nenhuma. Você também vai precisar de uma lista de gastos variáveis. Essas são contas que não tem um valor fixado e que dependem muito do mês e da necessidade. Ao acompanhar esses gastos fica mais fácil identificar para onde teu dinheiro realmente está indo!

 wolf of wall street money GIF

3 - Calcule se teus gastos cabem na tua renda

 O importante aqui é que você veja quanto do seu dinheiro pode ser redirecionado para algo positivo que você tem planejado. Ao calcular quanto dinheiro você recebe todo o mês e quanto você gasta, vai te ajudar a se manter na linha e ser mais realista com o teu próprio dinheiro.


Brikk GIF

4 - Atualize seu controle diariamente

Você só vai saber quanto gasta, se botar cada gasto (por menor que seja) no papel. Uma boa dica para te ajudar com isso é guardar todos os recibos do que você compra no dia.

 hustling make it rain GIF

Dica extra: Existem aplicativos que você pode usar para facilitar o acompanhamento dos teus gastos. Alguns aplicativos até apresentam em gráficos quais são os teus maiores e menores gastos.

 

estilodevida

Comentários: