8 dicas essenciais para aulas online

8 dicas essenciais para aulas online

Dicas da tradutora e professora de língua inglesa Fernanda Riggon

A educação está sendo novamente desafiada neste ano de 2020. Muito já se falava da importância de aliar ensino e tecnologia para todas as idades e para qualquer situação de ensino e aprendizagem. E, de uma hora para outra, professores e alunos foram obrigados e se reinventar. As ferramentas tecnológicas, antes recursos para complementar as aulas, passaram a ser o principal instrumento das instituições de ensino para manter seu ano letivo em andamento. Por isso, algumas dicas podem ser valiosas nesse momento.

DICA 1: Esteja aberto a esta nova experiência!

A novidade da aula online é tanto para os alunos quanto para os professores. Todos estão aprendendo novas habilidades e se adaptando a um novo funcionamento. Seja receptivo e não tenha medo de acessar as plataformas online. Aproveite a oportunidade e experimente com prazer essa nova modalidade.

DICA 2: Empatia e paciência

Às vezes, não é possível acessar a plataforma de ensino, o material não abre, o arquivo não baixa, a conexão cai, o vídeo trava, o som não funciona, todos recebem o material de aula, menos você... há vários problemas que podem ocorrer quando se lida com a tecnologia. Tanto do lado do professor quanto do lado do aluno. O melhor a fazer é pedir ajuda aos colegas, ao professor ou até mesmo para alguém da família que entende um pouco mais de tecnologia. A turma e o professor certamente irão entender e, provavelmente, esperar até que todos estejam conectados e prontos para a aula!

DICA 3: Deixe seu material pronto com antecedência.

Alguns minutos antes de iniciar a aula virtual, verifique se você tem tudo o que precisa: livro, caderno, apostila, lápis, canetas e qualquer outro material que seja necessário para a aula. Veja se a internet está funcionando e se o computador ou laptop estão ligados na tomada ou se tem bateria o suficiente. Confirme com antecedência se o link de acesso ao ambiente virtual está funcionando e se você precisar fazer algum cadastro ou inserir alguma senha.

DICA 4: Uso de ferramentas e recursos.

Para tirar o máximo de proveito das aulas virtuais, o ideal é ter acesso a um computador ou laptop com câmera, microfone (embutido ou externo) e fones de ouvido. O uso dos fones de ouvido com microfone permite uma comunicação com mais clareza e evita interferências de sons externos, como ruídos captados pelo microfone do computador. Além disso, pode evitar que a pessoa que está falando ouça ecos da sua própria voz. Por último, o uso de fones de ouvido limita as conversas, debates e discussões da turma apenas entre você e os colegas. Assim, as pessoas que estão em casa podem até ouvir você falando, mas não escutar o que acontece na aula o tempo todo.

 

]

ICA 5: Escolha um cantinho calmo!

É importante ficar sozinho num cômodo da casa ou escritório. Assim, você se sentirá mais tranquilo e mais confortável para participar da aula ativamente. Se isso não for possível, uma explicação gentil aos familiares (pais, irmãos, cônjuges, filhos, animais de estimação) de que está na hora da sua sessão online e que é essencial ter o máximo de silêncio possível durante a duração da aula pode fazer a diferença. Lembrando, os microfones dos computadores são sensíveis e captam qualquer ruído, inclusive um carro passando na rua se a janela estiver aberta. Se houver muito ruído, o professor poderá não ouvir o aluno adequadamente e o aprendizado poderá ficar prejudicado.

DICA 6: Procure ser pontual.

Assim como nas aulas presenciais, respeite os horários dos encontros virtuais. Imprevistos acontecem e caso não possa fazer a aula por algum motivo, procure avisar seu professor ou um colega que possa passar o conteúdo para você. Se não puder fazer a aula por problemas técnicos, entre em contato com seu professor ou o departamento responsável. Certamente, alguém poderá ajudar!

DICA 7: Vista-se adequadamente

O fato de estar em casa não significa que professores e alunos podem aparecer para as aulas online de pijama e desleixados. Vestir uma roupa confortável e pentear o cabelo fará com que todos se sintam mais motivados. É uma forma de se respeitar, em primeiro lugar. Além, claro, de respeitar professores e colegas. Use os mesmos critérios das aulas presenciais, afinal, uma aula virtual síncrona conta com a presença da turma.

DICA 8: Leve a sério.

As aulas online devem ser levadas a sério tanto quanto as aulas presenciais. Acreditem, os professores estão trabalhando muito para disponibilizar aos alunos o conteúdo da melhor maneira possível. É essencial que o aluno continue com o mesmo foco e determinação das aulas presenciais. Assim, poderá manter seu ritmo de estudos e a aprendizagem será o resultado de tudo isso!

E você? Tem alguma outra dica para acrescentar nessa lista?

 

Fernanda Riggon
Tradutora e professora de língua inglesa

 

 

cursos online idiomas educação ensino cursosonline

Comentários: