MARCA: A importância da proteção desse patrimônio para a sua empresa

MARCA: A importância da proteção desse patrimônio para a sua empresa

Uma aposta imprescindível para o seu negócio, para o seu progresso e para o crescimento da sua empresa

Uma empresa representa todo o trabalho desenvolvido por uma organização em prol de um nome que comercialmente se chama marca.

Segundo Anita Roddick, a marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém. Isso para os negócios representa o destaque de um árduo e longo trabalho desenvolvido e reconhecido pela sociedade, especialmente pelos clientes que buscam produtos e/ou serviços específicos representados por uma marca, em virtude de sua qualidade, seu diferencial.

O registro da marca é imprescindível para o progresso e a evolução de uma empresa, pois representa a garantia de que este patrimônio intangível estará protegido por lei, sem que nenhuma outra pessoa ou empresa possa usá-lo, promovendo a concorrência desleal e a confusão ao consumidor final no mercado.

A Lei da Propriedade Industrial nº 9.279/96, específica que marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

As marcas de produtos e serviços são aquelas usadas justamente para distinguir produtos ou serviços um dos outros, idênticos, semelhantes ou afins, de empresas diversas no mercado que pertencem a ramos iguais ou semelhantes, os quais possam causar colidência marcaria de um modo geral.

A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em todo território nacional em seu ramo de atividade econômica e ao mesmo tempo sua total percepção pelo consumidor, agregando valor aos seus produtos e/ou serviços e ao patrimônio da marca de forma geral.

O procedimento de registro de marca, apesar de ser relativamente simples, apenas trabalhoso tecnicamente, é a ocasião em que o titular da marca em processo de registro depende do exame do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para obter futuramente sua concessão. Atualmente, o prazo médio entre as etapas do depósito do pedido de registro e o deferimento ou indeferimento pelo INPI gira em torno de 08 a 12 meses.

Sem dúvidas, esse é um dos melhores investimentos que o empreendedor pode fazer, pois através da empresa é envolvido anos de trabalho e dedicação, em prol de um nome que se chama marca. É uma aposta imprescindível para o seu negócio, para o seu progresso e para o crescimento da sua empresa. Começa pela marca!

                                   



publicidade produtividade redesociais resultados sitedovermelhinho googlemeunegócio oportunidades siteovermelhinho marketing farroupilha sociamídia RS web cuidados farroupilhars negócios perfis Internet marketinghonesto serragaucha overmelhinho estratégiasdemarketing dicas

Comentários: