Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira
Endereço
Rua General Osório, 110 Centro - Bento Gonçalves - RS
SOBRE
Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira

Fundador
Scalabriniano é o adjetivo que caracteriza aquele que se dispõem a interpelar por migrantes, a desenvolver e intermediar os valores da acolhida.

Segunda metade do século IXX
João Batista Scalabrini, “Pai dos Migrantes” e fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, trabalhava nas frentes políticas, sociais e religiosas para produzir leis de proteção aos direitos dos migrantes. Scalabrini empenhou-se por uma verdadeira educação orientada por seus escritos, suas cartas pastorais, suas conferências, seu testemunho de vida.
José Marchetti
Missionário Externo da Congregação de Missionários de São Carlos Borromeo, iniciando sua missão acompanhando os emigrantes nas longas e difíceis travessias do oceano. Cuidava dos migrantes alimentando-os e educando-os. Padre Marchetti era amável, alegre, comunicativo, inteligente e incansável na sua missão.

8 de Julho de 2016
Suas virtudes heroicas foram decretadas pelo Papa

Maria Assunta Carolina Marchetti
Missionária de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas, viveu sempre de forma humilde, e agiu com misericórdia, compaixão e caridade pelos emigrantes e pessoas necessitadas. Assunta viveu as virtudes da fé, da esperança e da caridade em plenitude.

25 de Outubro de 2014
Proclamada com o título de Mãe dos Órfãos e Migrantes em São Paulo, onde viveu a maior parte da sua vida missionária entre órfãos e migrantes.
Educação Scalabriniana
“Promover uma educação de excelência na diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos”.

Como educador, Scalabrini “esforçou-se por descobrir uma metodologia que amadurecesse de forma humana e cristã aos estudantes.”

É necessário reconhecer que as contribuições de Scalabrini, por meio de sua ação e palavras, são fundamentais para a reflexão e prática no contexto educativo. Para ele, a educação á é um o processo global e integral: “compreende o corpo e o espírito, o coração, os afetos, a fantasia, a vontade juntamente com a inteligência”. (Congregações Scalabrinianas, 1989, p.256) A educação Scalabriniana está, portanto, pautada no carisma legado à Congregação pelo bem-aventurado João Batista Scalabrini, nos ensinamentos da igreja e na legislação brasileira atual que normatiza e orienta a educação no país. A preocupação com a melhoria da qualidade da educação para todos e com processos educativos pautados nos valores humanos e cristãos constitui um dos diferenciais das escolas scalabrinianas.

Missão
Promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos.

Visão
Ser referência em educação e na acolhida personalizada.

Valores
Acolhida; Itinerância; Comunhão na diversidade; Esperança e a Solidariedade.

Disciplina
O estudante desenvolve sua rotina de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Tecnologia
O colégio possui salas com lousas interativas, mesas educacionais e laboratórios para disciplinas.


Segurança
Controle por catracas na entrada e saída da escola, maior controle e segurança aos alunos e famílias.


Positivo
Sistema líder em inovação educacional, que acompanha e motiva o aluno desde o início.