ICAP
Endereço
Rua General Osório, 329 - Sl 504
Centro - Bento Gonçalves - RS
SOBRE
ICAP - Instituto de Citologia e Anatomia Patológica

O ICAP iniciou suas atividades em 1995 com o intuito de prestar um serviço médico especializado em patologia e com o propósito de oferecer ao cliente uma relação de proximidade e confiança.

A certificação pelo NBR ISO9001-2008 em maio de 2012 e a participação no Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade (PICQ) da Sociedade Brasileira de Patologia, reforçam a qualificação do corpo clínico do ICAP e de uma equipe treinada para realizar exames com agilidade e precisão

Dra. Karina Bueno Salgado
Título de Doutora em Patologia pela UFCSPA em 2007.
Membro da Sociedade Brasileira de Patologia.
Responsável Técnica do ICAP.
Especialização em Dermatopatologia no Instituto de Dermatopatologia do Dr. Bernard Ackerman, na Filadélfia- Estados Unidos.
Título de Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia.
Especialização em Sarcomas com o Dr. Peter Meister no Hospital de Harlaching em Munique- Alemanha.
Ex-bolsista do governo alemão pelo Deutsches Akademisches Austauschdienst.
Residência em Patologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Graduação em Medicina pela UCS em 1988.

Dra. Liane Faccio
Responsável Técnica - Icap Bento Gonçalves.
Perita Médica- Legista do IML de Caxias do Sul.
Membro da Sociedade Brasileira de Patologia.
Título de Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia.
Residência Médica em Patologia no Hospital Santa Rita – Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre.
Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, em 2005.

NOSSOS SERVIÇOS
Anátomo-patológico
O exame anátomo-patológico é realizado em fragmentos de tecido ou órgão retirados por meio de biópsias, cirurgias e endoscopias. O estudo deste material tem o objetivo de estabelecer o diagnóstico de doenças e determinar o estágio da doença em casos de pacientes com câncer.

Captura Híbrida
São métodos que pesquisam se existe material genético do HPV dentro das células. A positividade significa que o organismo entrou em contato com o HPV.

Citopatológico
O exame citopatológico é realizado em células obtidas por esfregaços, aspirados, líquidos e outros métodos. O exemplo mais conhecido deste tipo de exame é o Papanicolaou preventivo do câncer de colo uterino. Este exame é coletado pelo ginecologista e enviado ao laboratório de patologia para que o médico patologista possa analisar as células e, se for o caso, fazer o diagnóstico do câncer ginecológico ou de seus fatores de risco, como o HPV. A citologia em meio líquido é um método de preparação de amostras cujo objetivo é aumentar a sensibilidade em relação à citologia convencional e que possibilita, em uma só amostra, a pesquisa de infecção por HPV.

PCR
É uma técnica de biologia molecular empregada para amplificar uma única cópia ou cópias de um segmento de DNA, gerando cópias de uma determinada sequência de DNA. O exame possibilita pesquisar outros agentes infecciosos, além do HPV, como Chlamydia trachomatis.

Vulvoscopia e Colposcopia
A Colposcopia é o exame que avalia o colo do útero e paredes vaginais. A Vulvoscopia é o exame da vulva. São exames que permitem detectar alterações ou lesões nestes locais e realizar biópsias das lesões identificadas.

Imuno-histoquímica
A imuno-histoquímica é um exame complementar ao exame anatomopatológico, baseado na localização de antígenos em tecidos, explorando o princípio da ligação específica entre anticorpos e antígenos. A imuno-histoquímica é amplamente utilizada em casos de câncer, tanto com fins diagnósticos como prognósticos.
Entre em contato

Eu estou ciente de que as informações acima serão compartilhadas com O Vermelhinho e a empresa/serviço com o qual estou solicitando o contato/orçamento.

Você é proprietário dessa empresa? Gostaria de alterar alguma informação, removê-lá, ou adicionar seu número de celular?