Instituto de Oftalmologia de BG
Endereço
Rua General Osório, 309 - Sl 503
Centro - Bento Gonçalves - RS
SOBRE
Instituto de Oftalmologia de BG

OFTALMOLOGIA INTEGRADA
Fundada em 16 de janeiro de 2012, na cidade de Bento Gonçalves. Voltada exclusivamente à Oftalmologia, é referência para a Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana.

MISSÃO
“Promover o bem estar, através de ações em Oftalmologia, tendo a preferência de nossos clientes por ser uma Instituição segura, eficiente e resolutiva, que busca constantemente melhorar a qualidade de tudo que faz.”

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM OFTALMOLOGIA NO RIO GRANDE DO SUL
conheça nossos exames
Campimetria Computadorizada
Mapeamento de Retina
Microscopia Especular de Córnea
Paquimetria Ultrassônica
Retinografia Colorida
Tonometria
Topografia de Córnea
Biometria
Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

CATARATA
Catarata é a opacidade do cristalino (lente natural do olho humano). Existem várias intensidades de catarata, que vão das mais leves (opacidades incipientes) até as mais intensas (brancas e rubras).

Um dos primeiros sintomas da catarata é o distúrbio na visão de cores, depois a própria capacidade visual fica diminuída, levando a situações avançadas até a cegueira. Cegueira essa reversível, através da cirurgia de catarata.

A cirurgia de catarata é realizada através de microincisões nos olhos (em média 1,75mm), pelas quais retiramos o cristalino opaco com a ajuda de um aparelho de facoemulsificação e colocamos uma lente intraocular no lugar da catarata removida.

BLEFAROPLASTIA
Uma das primeiras áreas da face a exibir os sinais da idade é a área ao redor dos olhos. Excesso de pele e bolsas nas pálpebras provoca um aspecto cansado, envelhecido e podem comprometer o campo visual. Essas alterações podem ser corrigidas através da cirurgia dos olhos indicada para esse caso, que é a cirurgia palpebral, também conhecida como blefaroplastia.



PTERÍGIO
O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea.

GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira. Na maioria dos casos, vem acompanhado de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer glaucoma de “baixa pressão”.



RETINOPATIA DIABÉTICA
O diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho. Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como 'fundo de olho', causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede, o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. Esses microaneurismas frequentemente rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.

MIOPIA
É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.



HIPERMETROPIA
Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

ASTIGMATISMO
É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.



PRESBIOPIA
Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.

DMRI
Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.

CAPIMETRIA COMPUTADORIZADA
É o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.

MAPEAMENTO DE RETINA
Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial. O exame de Mapeamento de Retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.



MISCROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA
É um exame de visão que permite realizar a contagem do número de células endoteliais da córnea e analisar o aspecto das mesmas, identificando qualquer degeneração ou atrofia do tecido.

PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA
Paquimetria é o exame de visão que mede a espessura da córnea. A paquimetria é muito importante na avaliação para a cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone.



RETINOGRAFIA COLORIDA
Consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

TONOMETRIA
Tonometria é o exame de visão que mede a pressão intra-ocular.



TOPOGRAFIA DE CÓRNEA
Analisa a curvatura da córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone. Esse exame oftalmológico é indicado também em pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgia de catarata, transplante de córnea, e na adaptação de lentes de contato.

BIOMETRIA
É o principal exame oftalmológico para calcular o grau da lente intra-ocular implantada na cirurgia de catarata.



TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT)
Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade. Indicações para exame: Podemos diagnosticar e acompanhar alterações como: degeneração de mácula, buraco de mácula, edema macular, membrana epirretiniana, retinopatia diabética, tração vítreo – retiniana, distrofias retinianas, entre outras.

É possível fazer análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.