Mantova Tubos Flexíveis
Endereço
Rua Isidoro Fadanelli, 194 Centenário - Caxias Do Sul - RS
SOBRE
Mantova Tubos Flexíveis

Em 16 de novembro de 1993, a Mantova foi fundada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A escolha do nome da empresa foi uma homenagem dos fundadores aos descendentes da família Vicenzi, emigrantes da região de Mantova, cidade de Sustinente, na Itália, ao Brasil.

Desde o início das atividades, a empresa esteve comprometida em atingir altos níveis de qualidade, a fim de atender às exigências de um mercado muito competitivo. Com a filosofia de trabalho de seriedade e competência, a Mantova certificou seu sistema de gestão da qualidade para fabricação de tubos plásticos extrusados conforme a ISO 9001 já no início de suas atividades. Após alguns anos, a empresa foi certificada conforme a especificação técnica ISO/TS 16949 (hoje chamada de IATF 16949).

Além disso, a empresa conta com um laboratório interno capaz de realizar análises mecânicas, análises químicas, metrologia, processamento e preparação de amostras, atendendo aos requisitos normativos aplicáveis aos produtos da empresa e especificações dos clientes. Com isso, a Mantova fica em um patamar diferenciado de fornecedores de tubos e mangueiras para o mercado brasileiro e internacional.

A Mantova apresenta um portfólio de produtos com uma variação suficiente para atender aos mais diversos desafios. Conta com um time de engenheiros e técnicos que colocam suas experiências e habilidades na ciência dos polímeros para satisfazer as necessidades específicas exigidas pelo mercado. A excelência em cada área da empresa é o que a permite fornecer para importantes empresas dos mais variados segmentos, não somente no Brasil, mas em toda a América Latina.

Empresa / Princípios Estratégicos
Negócio
Produção de tubos flexíveis e seus componentes para oferecer soluções na condução de fluidos.


Missão
Produzir tubos flexíveis e seus componentes, com tecnologia avançada, para atuar em diferentes mercados nacionais e internacionais, atendendo aos requisitos de qualidade em nível mundial, buscando continuamente a satisfação das partes interessadas.


Política
A Mantova tem o propósito de fornecer tubos flexíveis e seus componentes, com qualidade, segurança e tecnologia, buscando satisfazer os requisitos das partes interessadas, o zelo com o meio ambiente e a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão Integrada (SGI), de forma sinérgica, visando aumentar o faturamento, mantendo a lucratividade como fator de perpetuação.


Valores
Produto de qualidade: para garantir o atendimento às necessidades e expectativas dos clientes.
Atendimento diferenciado: para garantir clareza nas explicações e agilidade na entrega.
Preço justo: para garantir a solidez econômico-financeira da empresa e competitividade no mercado.
Equipe qualificada: para garantir a inovação de produtos e processos e o engajamento no negócio.
Responsabilidade social: para garantir o respeito à sociedade e o desenvolvimento das pessoas.
Responsabilidade ambiental: para garantir o zelo com meio ambiente.
Transparência: para garantir um relacionamento justo e harmonioso com as partes interessadas.

Empresa / Tecnologias

A MANTOVA tem equipamentos de alta tecnologia. O processo de inovação tem grande referência na empresa, sendo que, nos últimos anos, houve uma surpreendente evolução tecnológica, adequando a empresa em níveis internacionais de qualidade, confiabilidade e produtividade.

Todos os tubos produzidos pela MANTOVA têm suas dimensões 100% analisadas. Os tubos são verificados através de medidores ópticos e medidores ultrassônicos, os quais controlam o diâmetro externo, diâmetro interno e espessura de parede e geram gráficos. Estes gráficos são mostrados através de imagens computadorizadas as quais permitem a verificação instantânea do dimensional dos produtos no exato momento da fabricação.

A MANTOVA, buscando oportunidades de aproximação e estímulos para fomentação de novas tecnologias e aprimoramentos, participa frequentemente de feiras nacionais e internacionais visitando e expondo seus produtos. A participação nestes eventos requer preparação técnica e qualidade nos produtos, impulsionando expressivamente a procura por novas tecnologias, informações, conhecimentos e negócios.

Sempre foi constante o desenvolvimento de novas tecnologias de produção na MANTOVA. A aquisição de novos e melhores equipamentos de extrusão, de novos e modernos dispositivos de medição e monitoramento, bem como a implementação de novos índices de controle de produção possibilitam a evolução tecnológica da empresa.

Tudo visando atingir uma maior qualidade de seus produtos, concentrando o seu foco em parcerias com clientes, fornecedores, inovações tecnológicas e na proteção de equipamentos, pessoas e do meio ambiente.

Empresa / Sustentabilidade
A Mantova desenvolve a sustentabilidade como princípio estratégico e aplica um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) focado no compromisso com a melhoria contínua para alcançar a compatibilidade entre seus processos, produtos, meio ambiente e sociedade.

Tendo como objetivo atender às necessidades da geração atual preservando os recursos naturais, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras, a Mantova estuda os impactos sociais e ambientais causados por seus produtos, processos e instalações e busca minimizá-los e extingui-los.

A definição das melhores práticas para a preservação do meio ambiente por meio da mitigação dos efeitos adversos contribui para o aumento do desempenho ambiental. O SGA opera de maneira integrada, garantindo a melhoria contínua através das seguintes frentes de atuação.

Fábrica
A empresa conta com processos focados na extinção ou diminuição dos impactos ambientais e otimização de recursos. Para isso, existem monitoramentos específicos, além de programas de aumento da eficiência energética e redução do consumo de água.

Programas
A empresa utiliza lâmpadas de LED em toda a sua planta, possui estrutura para reaproveitamento de águas da chuva nos sanitários, lavagem de piso e irrigação de áreas verdes, e coleta seletiva de resíduos sólidos, garantindo que os resíduos gerados tenham a destinação adequada.

Pessoal
Com o propósito de desenvolver uma correta consciência ambiental em todos os colaboradores, a Mantova promove a constante formação dos colaboradores, por meio de treinamentos externos e internos.

Sociedade
A inserção social da Mantova na comunidade de Caxias do Sul se dá através da realização de ações sociais realizadas continuamente pela empresa: Campanha do Agasalho, Evento do Dia da Criança e Campanha de Natal.