Normas Medicina e Segurança do Trabalho
Endereço
Rua Os Dezoito do Forte, 975 Centro - Caxias Do Sul - RS
SOBRE
Normas Medicina e Segurança do Trabalho

Com uma proposta inovadora e atuando no segmento de Saúde Ocupacional há mais de 15 anos, a Normas Medicina e Segurança do Trabalho conta com uma completa estrutura especializada em Saúde Ocupacional e visa oferecer para as empresas de Caxias e Região, todo o serviço de diagnóstico complementar para uma segura avaliação dos seus funcionários, sempre de acordo com a legislação vigente.

Dispomos de Equipe altamente comprometida e qualificada de médicos do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, técnico de enfermagem, fonoaudiólogas, entre outros, oferecendo agilidade em todos os processos, desde a realização dos programas obrigatórios pela legislação à execução dos serviços por equipe administrativa constantemente atualizada, todos permanentemente à disposição para atendimento às mais diversas demandas de sua empresa.

Sempre respeitando as normas regulamentadoras, a saúde ocupacional da Normas Medicina e Segurança do Trabalho visa a prevenção ao executar o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O PCMSO é elaborado pelo Médico do Trabalho visando a obrigatoriedade da realização de exames médicos admissionais, demissionais, de mudança de função, retorno ao trabalho e periódicos. Já o PPRA é elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho e está voltado para controlar as ocorrências de riscos ambientais no ambiente de trabalho.

Oferecemos aos nossos clientes uma plataforma para agendamento de exames online o qual garante a troca de informações em tempo real, com praticidade e agilidade, além de permitir que o cliente possa consultar convocações, emitir PPP e listagem de funcionários e ainda relatórios para diversas finalidades, tais como o relatório epidemiológico.

O sistema de atendimento interno da Normas é todo informatizado, facilitando e agilizando o processo. Na parte que ser refere à audiometria, nosso sistema é totalmente automatizado e permite a análise das limiares audiométricas, detectando de forma ágil as possíveis perdas audiométricas Induzidas por Ruído Ocupacional (PAIR).

O atendimento em nossa unidade ocorre por ordem de agendamento, com atendimento centralizado e imediato, o que promove rapidez e o fortalecimento de resultados da empresa preocupada com a saúde do colaborador.

Podem ser disponibilizados atendimentos “In Company”, através de equipe multidisciplinar, em horários e dias previamente agendados.

PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – NR-9

PPRA são as iniciais do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadora nº 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O objetivo do PPRA é estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.
Faz parte do PPRA o laudo de Insalubridade que é o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.
A elaboração e implementação do PPRA são obrigatórias para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.
Também em conjunto com o PPRA é emitido o LTCAT que é um documento instituído pela Previdência Social e não pelo Ministério do Trabalho. Com tudo o próprio nome já diz, Laudo Técnico é um documento conclusivo o qual possui a finalidade de documentar a existência ou não de agentes nocivos presentes no ambiente laboral, concluindo se há ensejo a Aposentadoria Especial ou não.

PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR-7
O PCMSO faz parte de conjunto de iniciativas no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar em sintonia com as demais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
O programa considera as questões individuais e as coletivas no ambiente de trabalho. Deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis danos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou problemas irreversíveis para a saúde dos trabalhadores.

CONSULTAS CLÍNICAS ADMISSIONAIS, DEMISSIONAIS, TROCA DE FUNÇÃO, RETORNO AO TRABALHO E PERIÓDICOS
Os atendimentos ocorrem por ordem de horários previamente agendados, sendo realizados através de sistema online que garante a troca de informações em tempo real.
Possibilidade de realização de ASO`s e exames complementares nas dependências do contratante, através de agendamento prévio.

EXAMES COMPLEMENTARES (AUDIOMETRIA, ACUIDADE VISUAL, ELETROCARDIOGRAMA, ELETROENCEFALOGRAMA, RX, ESPIROMETRIA, COLETAS LABORATORIAIS)
Acuidade Visual
Audiometria
Avaliação Psicossocial
Eletrocardiograma
Espirometria
Coletas laboratoriais
Eletroencéfalograma (credenciado)
Raio X (credenciado)

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA (PCA)
É um conjunto de medidas que tem como objetivo prevenir a ocorrência de perda auditiva ocupacional, a fim de garantir a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora acima do limite estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, evitando assim a Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional.

ASSESSORIA EM MEDICINA E SEGURANÇA NO TRABALHO
A Normas Medicina e Segurança do Trabalho conta com profissionais legalmente habilitados para auxiliar em demandas relacionados às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores, estando apta para realizar contestações de benefícios previdenciários – B91, acompanhamento em perícias, dentre outros.

PALESTRAS E TREINAMENTOS
PALESTRAS:

Proteção Respiratória
Boas Práticas de Segurança
Cuidados com a Audição
Hipertensão
Drogas
Primeiros Socorros
Diabetes
Tabagismo
DST (Doença Sexualmente Transmissíveis)
Utilização de EPI`s
Obesidade
Qualidade de Vida
Dentre outros

TREINAMENTOS

NR-5 CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
NR-6 EPI`s – Equipamento de Proteção Individual
NR-10 Segurança em Eletricidade
NR-12 Segurança em Máquinas e Equipamentos
NR-17 Ergonomia
NR-18 Construção Civil
NR-23 Brigada de Incêndio
NR-26 Sinalização de Segurança
NR-31 Segurança na Agricultura e Pecuária
NR-32 Serviços de Saúde
NR-33 Espaço Confinado
NR-35 Trabalho em Altura
Entre em contato

Eu estou ciente de que as informações acima serão compartilhadas com O Vermelhinho e a empresa/serviço com o qual estou solicitando o contato/orçamento.

Você é proprietário dessa empresa? Gostaria de alterar alguma informação, removê-lá, ou adicionar seu número de celular?