Residencial Terapêutico
Endereço
Rua Thomas Edison, 37 Centro - Farroupilha - RS
SOBRE
Residencial Terapêutico

O SRT – Serviço Residencial Terapêutico constitui-se em um serviço substitutivo a internação de longo prazo em Saúde Mental. Trata-se de um importante e significativo dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, no qual funciona como moradia transitória para pessoas que sofrem por transtorno mental severo e persistente, necessitando de cuidados permanentes e intensivos, que por vezes se encontram em situação de abandono, de vulnerabilidade, com os laços familiares fragilizados ou rompidos. Tal dispositivo está vinculado à rede de CAPS do município, sendo os cuidados em saúde, realizados pela rede de atenção psicossocial.
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente “moradia” – são casas inseridas na comunidade, no espaço urbano, instituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, em processo de desinstitucionalização, egressas de internações psiquiátricas de longa permanência, em hospital psiquiátrico ou de custódia, que não possuem suporte social e laços familiares, viabilizando sua reinserção e reabilitação social, de acordo com o preconizado pela Portaria Ministerial 3.090/2011.
A fim de prestar assistência adequada aos usuários, contamos com uma equipe assistencial 24hs, 7 dias por semana. As atividades realizadas no SRT advêm das necessidades apresentadas pelos moradores, respeitando as características pessoais e psicopatológicas de cada um, além dos cuidados habituais realizados em uma residência/moradia.