O que é se conhecer e qual a importância para a saúde mental? Será que existe uma relação? Quando alguém pergunta “o que vamos comer?” E tu não sabes o que o dizer, ou porque não se conhece, ou porque não legitima a tua vontade. O autoconhecimento é o início para tudo. A partir dele passamos a nos conhecer, saber os nossos gostos, ter preferências e nos validar. Mas, o que é se validar? É respeitar aquilo que se quer. Se valide! Faça valer tua vontade, para ti e para os outros.

Quando tu estás sozinho e tem vontade de fazer algo, aí vem aquele pensamento “só pra mim”, ou “vou fazer sozinho?” Nesse momento surge o espaço para valorizar o teu querer ou não. Mas só se pode valorizar o querer, quando se sabe o que se quer e para isso é necessário se conhecer.

Quando tu se conheces, também descobre a forma como quer ser visto e tratado pelos outros. Tem a possibilidade de impor limites nas relações, seja nas afetivas, de trabalho e/ou familiares. Os limites são importantes e essenciais para os relacionamentos saudáveis. Nem muito, nem pouco, mas sim o equilíbrio.

Quando se trabalha o autoconhecimento passa-se a ser protagonista da própria vida e não alguém que só assiste e vive as escolhas dos outros. Através desta linda jornada, que é se conhecer, se colhe outros frutos como a “autorresponsabilidade” que é a responsável pelas mudanças. Já dizia Carl Rogers “quando me aceito como sou, posso mudar”. Quando me conheço, me aceito, então paro de projetar minhas frustrações no outro, acolho com carinho a parte que me cabe e me transformo a partir daquilo que sou.

Conhecer-se é cultivar saúde mental todos os dias. É descobrir seus gostos e preferências, fazer o que se gosta, se tratar com respeito, ter relações saudáveis pautadas no equilíbrio. Também é ser protagonista da tua vida, detentor das tuas escolhas e viver cada uma delas com sabedoria. Assim como ser a força propulsora da mudança, que habita em ti e a cada dia trilha o caminho da autorrealização.

Bruna Ferrari, Psicóloga Clínica, Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Também pode gostar...