Bem-estar

Quais são as principais indicações e benefícios da acupuntura?

A acupuntura é uma terapia milenar que foi criada na China há aproximadamente 5000 anos, mas só foi reconhecida como especialidade médica em 1995, pelo Conselho Federal de Medicina. Ela se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal para tratar doenças e promover a saúde. Devido a utilização de agulhas no procedimento, algumas pessoas têm receio, no entanto, na maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, visto que diâmetro da agulha é 10 vezes menor do que as agulhas de injeção.

A inserção da agulha de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central – medula e cérebro. Deflagrando a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeia uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, do sistema endócrino e do imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.



No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. Esta é uma das razões para a ênfase atual da pesquisa no estudo dos mecanismos analgésicos da acupuntura. O foco da pesquisa tem sido o papel dos opioides endógenos – substâncias aliviadoras. Além disto, observou-se o aumento da concentração de endorfinas e serotonina – hormônio da felicidade – no líquido cefalorraquidiano de doentes submetidos à acupuntura.

A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada, dentre elas: rinite, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, alívio de dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, cefaleias, enxaqueca, paralisia facial, sequelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrite, entre tantas outras.

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com a acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contraindicada.

Também pode gostar...